Malta
Descobri Malta muito por acaso. Por motivos profissionais fui numa viagem de conhecimento do destino, uma fam trip. Tinha na ideia uma ilha no mediterrâneo, super paradisíaca, com imensas praias. Obviamente, assim que aterrei, vi que não era mesmo nada assim. Não foi amor à primeira vista, confesso, mas os dias seguintes superaram todas as minhas expectativas e rendi-me ao seu encanto. Malta é uma combinação perfeita para uma viagem que conjuga cultura e lazer. Localizada no meio do Mar Mediterrâneo, é um país com uma história riquíssima devido à sua posição estratégica. Formado por Malta, Gozo e pelas ilhas menores Filfla, Comino e Cominotto, este arquipélago é repleto de surpresas. A meio caminho entre a Europa e o mundo árabe, Malta teve um papel preponderante na época das cruzadas. A ilha principal é repleta de sítios arqueológicos, resquícios pré-históricos e construções multicentenárias - tudo isso, banhado pelas belezas do mar Mediterrâneo. Um lugar único, com um passado riquíssimo, mas que não parou no tempo. Exemplo disso é a capital, La Valletta, uma cidade fascinante, charmosa, repleta de história, arquitetura barroca lindíssima, catedrais opulentas, fortalezas imponentes, museus interessantíssimos. Cidade fortificada, declarada Património da Humanidade pela Unesco. Uma cidade com história, com alma... Mas ao mesmo tempo tão actual, tão trendy. Deixei-me passear à deriva nesta cidade, tão cheia de vida, com tanta personalidade! Perdi-me no tempo, viajei e deixei-me seguir pelas suas ruas carregadas de história, carregadas de intensidade! Tudo emerge, tudo nos faz viajar no tempo...Parece que os tempos se cruzam e vivemos o presente mas com o sabor de outrora! Das cores das típicas varandas, à imponente Co-Catedral, aos Museus, ao grande porto de La Valletta, com uma vista extraordinária sobre a cidade... Acabando nas melhores lojas da actualidade! Tudo coabitando de uma forma harmoniosa, que faz desta cidade um local de charme e cultura.
St. Julians é também um pequena localidade que mistura graciosamente o charme da sua vila de pescadores com o centro turístico. A arquitetura latina, como o Spinola Palace, construído em 1688, e a Old Parish Church são sítios históricos conhecidos. O renovado bairro de Paceville, um antigo posto militar dos anos 1930s, agora é o centro da vida noturna de Saint Julian, com uma variedade de restaurantes e bares. Aqui terá uma noite verdadeiramente animada! St. Julians é uma vila com uma vibração jovem, romântica, onde podemos passar uma noite inesquecível! Repleta de dinamismo, glamour, onde o romance paira no ar, com os restaurantes virados para a baía, e onde os sons alegres dos bares dão alegria e movimento e fazem vibrar!
Claro que não poderá deixar de visitar a Ilha de Gozo com a sua janela para o Mediterrâneo e a famosa ilha de Comino com a famosa praia Blue Lagoon, um cenário paradisíaco. Por tudo isto é imperdível visitar Malta! Uma ilha com um encanto sem igual. Um local que não me canso de visitar, e sempre surpreendente com tantas coisas para descobrir!